Cidade Cultura: documentário Ecos da Cena relembra espaços que moldaram a identidade de Santa Maria

Cidade Cultura: documentário Ecos da Cena relembra espaços que moldaram a identidade de Santa Maria

Foto: Marcos Oliveira/ Divulgação Ecos da Cena

O cinema se torna palco para um mergulho na memória cultural de Santa Maria. O documentário Ecos da Cena, longa-metragem idealizado pelo artista e produtor cultural Geison Sommer, chega ao público com a proposta de dar luz, através de imagens, relatos e arquivos, à trajetória dos espaços culturais da cidade — em especial os ligados ao teatro — que ajudaram a moldar a identidade da chamada “Cidade Cultura”. As primeiras exibições a produção acontecem no próximo domingo (24), no Espaço Cultural Victorio Faccin, e 3 de setembro, no Cineclube da Boca, no Auditório do Prédio 67, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrada será gratuita em todas as sessões, e a distribuição dos ingressos é no site do Espaço. 

🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram

Além das datas indicadas, haverão outras exibições extras a serem definidas em breve. Ecos da Cena reconstrói histórias que vão muito além de paredes e palcos. O filme recupera narrativas de pessoas, eventos e prédios que, ao longo do tempo, tornaram-se guardiões da vida cultural da cidade. São espaços que testemunharam lutas, encontros, sonhos e o constante movimento da arte, revelando uma parte essencial do que Santa Maria representa como polo cultural.

A data de lançamento foi escolhida em comemoração ao aniversário de Clenio Faccin, fundador do Teatro Universitário Independente e do Espaço Cultural Victorio Faccin, que faria 81 anos em agosto. Sua contribuição e legado são celebrados também no projeto Memórias Teatrais: o Legado do TUI, que atualmente conta com uma exposição no Espaço Cultural Victorio Faccin, além de outras ações como a recuperação e digitalização do acervo do grupo e a criação do site https://espacoculturalvicfac.com.br/.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Presenvação

Para Geison Sommer, integrante do Espaço Cultural Victorio Faccin e idealizador da obra, Ecos da Cena vai além de um simples registro. É um gesto de preservação e valorização de um patrimônio imaterial que, muitas vezes, corre o risco de se perder.

– Santa Maria tem uma história cultural riquíssima, mas muito fragmentada. Diversos espaços que foram fundamentais para o teatro e para a arte local já não existem ou mudaram de função. Registrar essas histórias é reconhecer a importância de quem dedicou a vida para que a cultura acontecesse, mesmo diante de tantas dificuldades. Espero que o filme desperte não apenas a memória, mas também o desejo de preservar e fortalecer esses lugares que dão alma à cidade – afirma Geison.

Ecos da Cena 

24 de agosto, às 19h

  • Espaço Cultural Victorio Faccin
  • Ingressos: Gratuitos, distribuição no site do Espaço Cultural Victorio Faccin
  • Classificação indicativa: Livre

3 de setembro, às 19h 

  • Cineclube da Boca (Auditório da Prédio 67 – UFSM)
  • Ingressos: Gratuitos, por ordem de distribuição
  • Classificação indicativa: Livre

O projeto é uma das iniciativas contempladas pelo Edital Apoio à Produção Cinematográfica de Santa Maria (Lei Paulo Gustavo), da Secretaria Municipal de Cultura


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feira do Livro 2025 abre as páginas da cultura em toda a cidade; atividades na Praça Saldanha Marinho iniciam nesta sexta Anterior

Feira do Livro 2025 abre as páginas da cultura em toda a cidade; atividades na Praça Saldanha Marinho iniciam nesta sexta

Orquestra Sinfônica de Santa Maria celebra os 60 anos de Pedrinho Figueiredo em concerto especial Próximo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria celebra os 60 anos de Pedrinho Figueiredo em concerto especial

Cultura